Esportes e Recreação - Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018

Itapetininganos defendem seleção paulista no Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Confira

Itapetininganos defendem seleção paulista no Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Atletas de Itapetininga estarão defendendo a seleção paulista masculina e feminina, durante as disputas do 35º Campeonato Brasileiro de Taekwondo, de 07 a 09 de Setembro, em Arujá, interior paulista. A competição deverá reunir centenas de representantes de vários estados com presença de renomados taekwondistas a nível internacional.

Estarão em atividades os itapetininganos Fabio Monti, atual campeão estadual de Poomsae (formas) Másters 2 (3º a 4º Dan), além dos campeões de Kyorugui (Lutas) Albert Freitas (até 79 kg), Weverton Souza (até 87 kg) e Rayana Freitas, categoria até 60 kg, representantes da Escola Municipal da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Academia Asiam Budo.

Na temporada, os itapetininganos conquistaram o segundo lugar por equipes da Classificação Geral do Poomsea (formas) e a quarta colocação no Kyorugui (Lutas).

Esses dias foram iniciadas a preparação para a disputa com treinamentos na parte técnica e física.

TAEKWONDO -  É uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental. Significa "caminho dos pés e das mãos". Foi introduzido no Brasil na década de 70 e está cada vez mais difundido, sendo que a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, tornou-se esporte olímpico em 1988. A história do taekwondo confunde-se com a da Coreia. A luta nasceu há mais de 2 mil anos, quando Ching Heung, 24º rei da dinastia Silla, iniciou sua tropa de elite na arte dos combates livres (Hwa Rang Do). A luta participou como esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos Seul 1988 e foi reconhecida como esporte oficial nos Jogos Olímpicos Sidney 2000. No Brasil, o primeiro Campeonato Brasileiro de Taekwondo ocorreu em 1973, em São Paulo.

Nas competições, os atletas de Taekwondo devem golpear seus adversários com os pés e mãos para marcar pontos ou nocauteá-los. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura e que esteja coberto por protetores. Os socos, por sua vez, só podem acertar o peito do adversário.