Meio Ambiente - Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

Em menos de um mês de implantação, 20 quilos de materiais são recolhidos na “Ecobarragem”

Confira

A “Ecobarragem”, desenvolvida com a reutilização de aproximadamente 40 galões de 20 litros cada um, doados por uma empresa do município já apresentou resultado. As embalagens são amarradas com fios de aço e formam uma “corrente” que impede que os resíduos sólidos desçam com a força da correnteza.

Em menos de um mês, o resultado: 20 quilos de materiais foram recolhidos. Somente no ponto da “Ecobarragem”, foram 12 quilos. No percurso até o local, foi recolhido o restante.  Diversos materiais, como bola de futebol, garrafas PET, isopor, embalagens de alimentos, latas de alumínio, embalagens de produtos de higiene, chinelos, sacolas plásticas, garrafas de vidro, linha de pesca, bichos de pelúcia, entre tantos outros.

Inspirado em projetos elaborados em outras regiões, o professor de Biologia, Carlos Poranga, formado pela UnB Polo/Itapetininga, conta como funciona a “Ecobarragem”. “Trata-se de um sistema flutuante móvel que impede que materiais como garrafas pets, plásticos e outros resíduos desçam pelo rio, poluindo as margens e degradando o meio ambiente. É um sonho que se realiza”, explicou o biólogo. A barragem flutuante foi colocada em um trecho estratégico, acesso de encontro dos Ribeirões dos Cavalos e do Chá.

Todo material recolhido foi destinado para seu descarte correto, onde os recicláveis foram levados à Cooperativa de Reciclagem de Itapetininga - Cooperita. O trabalho foi realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil do município.

A instalação da “Ecobarragem” atingiu as expectativas. A barragem impede que esses materiais percorram o caminho do rio e parem nas margens, causando sérios danos ao equilíbrio ecológico, como assoreamento, interferência na cadeia alimentar, bem como a poluição das águas.

A proposta é de que ainda sejam instaladas outras duas “Ecobarragens” em pontos de alta concentração de resíduos, uma no Ribeirão dos Cavalos e outra, no do Chá.

Dos materiais recolhidos, entenda o impacto ambiental gerado devido seu tempo de decomposição:

• linha de pesca 600 anos

• vidro 1 milhão de anos