Educação - Segunda-feira, 12 de Agosto de 2013

Nova proposta de gestão pedagógica e administrativa

Setorização

Nova proposta de gestão pedagógica e administrativa

A Equipe Pedagógica e Administrativa da Secretaria da Educação se reuniu nos dias 05, 06 e 07 de agosto para apresentar o projeto de setorização do sistema municipal de ensino.  As Escolas foram divididas em oito setores, considerando além da localidade, uma análise das avaliações externas e um diagnóstico social.

O objetivo é otimizar os recursos humanos e financeiros na assistência às Escolas Municipais. Além disso, a Secretaria da Educação, espera que a integração entre as escolas resulte na resolução de problemas comuns daquela região.

As escolas foram agrupadas em oito setores, cada setor conta com uma Escola Polo, que será sede dos encontros que acontecerão mensalmente, com duração de 3 horas HAC (Hora de Atividade Coletiva).

A dinâmica de trabalho partirpa do princípio da escuta da comunidade escolar, fortalecendo vínculos e práticas, sob constante avaliação e planejamento dos trabalhos, otimizando recursos e atendimento às Unidades Escolares sob o ponto de vista local e global.

A proposta de setorizar consiste em reunir as escolas de uma mesma região, para que juntas, com respaldo das Assessoras Pedagógicas e Supervisoras, encontrem soluções. Sempre ouvindo os docentes, num processo interativo e democrático onde a Secretaria da Educação espera, contudo, promover a excelência do atendimento educacional.

Ultrapassando os muros da escola, envolvendo não só a comunidade local como também os serviços de outras secretarias como os da promoção social e da saúde, por exemplo. Utilizando o setor como indutor de conversa, pretende-se promover educação efetiva melhorando a qualidade do ensino.