Educação - Segunda-feira, 05 de Agosto de 2013

Conferência Regional da CONAE elege três delegados de Itapetininga

CONAE

Conferência Regional da CONAE elege três delegados de Itapetininga

Encontro Intermunicipal da CONAE que aconteceu em Itu, nos dias 18 e 19 de Julho, elegeu 3 delegados de Itapetininga para participarem na Conferência Estadual de Educação. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

As conferências municipais e intermunicipais de educação são eventos realizados com a finalidade cumprir etapas preparatórias para Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014).

No Encontro Intermunicipal que aconteceu em Itu, os  eleitos para a participação na Conferência Estadual são: Soraia Cristina Ribeiro da Silva, Diretora Educação Básica Municipal, Rodrigo Furtado Borges Neto, Coordenador Projovem,  Miguel Graciano Silva Costa, Diretor da ETEC. As contribuições e propostas elaboradas nas conferências intermunicipais de educação serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais de educação que devem ocorrer a partir do mês de setembro.

As deliberações resultantes das conferências estaduais serão levadas à CONAE/2014 em Brasília/DF, pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados.

Em maio, foi realizado o Encontro Municipal de Educação, onde representantes da educação básica, profissional e tecnológica, superior e setores da comunidade civil, debateram os 7 eixos da CONAE, e dentre eles foram eleitos 22 delegados para representar o município no encontro Intermunicipal Polo Itapetininga Sorocaba.

Eixos em discussão:

EIXO I – O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO

EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS

EIXO III – EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE

EIXO IV – QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO, PERMANÊNCIA, AVALIAÇÃO, CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM

EIXO V – GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL

EIXO VI – VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, REMUNERAÇÃO, CARREIRA E CONDIÇOES DE TRABALHO

EIXO VII – FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS