Cultura - Sexta-feira, 29 de Junho de 2018

Peça As Presepadas de Damião será encenada de graça no Largo dos Amores

Itapetininga recebe mais um espetáculo em parceria com o Proac

Peça As Presepadas de Damião será encenada de graça no Largo dos Amores

A Secretaria de Cultura e Turismo de Itapetininga, em parceria com o Proac da Secretaria de Estado de Cultura, traz mais uma peça teatral para Itapetininga. O espetáculo “As Presepadas de Damião”, do grupo Damião e Cia. de Teatro, será encenado na próxima segunda-feira, às 15h, no Largo dos Amores. O espetáculo é de graça e a classificação etária é de 10 anos.

A peça, baseada no conto medieval “O Ferreiro e a Morte”, conta a história de Damião, que narra o encontro de um tipo popular com duas figuras ilustres: Menino Jesus e Maria de Nazaré. Em agradecimento à hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas ao impedir que A Morte cumpra sua sentença.

Sobre o espetáculo

A peça nasceu do desejo do grupo em trabalhar no espetáculo de rua. Em livre adaptação do conto O Ferreiro e a Morte, e sob direção do diretor Mário Santana, a história tem fortes elementos da Zona da Mata e do Sudeste brasileiros, através de músicas, danças, expressões e estilo. Em cinco anos de composição, o espetáculo já passará por 15 cidades do interior do Estado

Sobre o grupo

Inspirada pela teatralidade do ator na rua, a Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas, investigando as manifestações populares do Brasil. Ao longo de cinco anos, o espetáculo arrebatou prêmios em diversos festivais pelo Brasil, entre os quais Festival Nacional de Teatro de Limeira, Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e Encontro Nacional de Cultura de Taubaté. Um ano depois, em Estrela da Madrugada: a história de um palhaço apaixonado, o grupo se enveredou pelo universo das pantomimas clássicas e da essência do circo-teatro brasileiro.