Cultura - Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Tecnologia permite acesso à leitura e de acessibilidade

Equipamento escaneia qualquer livro

Tecnologia permite acesso à leitura e de acessibilidade

A Biblioteca Municipal “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque” é um exemplo de democratização do acesso à literatura e de acessibilidade. Desde dezembro do ano passado, o local conta com equipamentos de tecnologia assistida, que permite que pessoas com baixa visão e deficientes visuais possam ler os livros que não estão em braile.

O equipamento escaneia qualquer livro e por meio de um software realiza a leitura, possibilitando gravar e compartilhar o conteúdo. Os funcionários da biblioteca receberam treinamento e estão capacitados para auxiliar as pessoas. O uso do equipamento é livre para toda a população é não é necessário agendamento.

A estudante Kerolin Ferreira foi a primeira a utilizar os equipamentos, escaneando um livro didático. Além de scanner leitor de mesa, a biblioteca conta com teclado ampliado, mouse estacionário, ampliador automático, leitor de tela NVDA, além de títulos em braile e audiolivros.

A Biblioteca Municipal fica à rua Campos Salles, 175, centro. Outras informações pelo telefone (15) 3272-3265. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e sábado, das 9h às 12h.