Saúde - Sexta-feira, 18 de Maio de 2018

“Espaço da Melhor Idade” e USF da Vila Mazzei têm prática de terapias para saúde da coluna

Estima-se que 80% da população mundial terá, ao menos, um episódio de dor nas costas durante a vida

Quem nunca sofreu com dores nas costas ou sensação de cansaço na região da coluna? Pensando em uma das mais conhecidas dores da população brasileira e que, segundo o ranking do INSS, é a principal responsável pelos afastamentos de trabalhadores no País, o “Espaço da Melhor Idade”, no centro da cidade e a USF “Dr. Carlos Amadeu de Oliveira”, na vila Mazzei têm desenvolvido uma terapia diferenciada com foco na minimização dos efeitos da lombalgia e na prevenção da dor.

No “Espaço da Melhor Idade”, 85 atendidos recebem as aulas do educador físico, de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã com 45 praticantes e à tarde com 40.

De acordo com o professor de educação física, na terceira idade, a lombalgia, mais conhecida como dor lombar torna-se uma queixa recorrente devido à sobrecarga que a coluna suporta.

“A região sustenta e transmite força aos membros inferiores e ao tronco, promovendo movimentos essenciais de flexão, extensão e rotação. E se a musculatura não está alongada corretamente podem surgir pequenas lesões”, afirma o educador.

Também na USF “Dr. Carlos Amadeu de Oliveira”, na vila Mazzei, pacientes com lombalgia recebem terapia semanalmente, sempre às quintas, com exercícios preventivos com relação a este tema.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 80% da população mundial terá, ao menos, um episódio de dor nas costas durante a vida.