Cultura - Segunda-feira, 05 de Agosto de 2013

Cultuando o Saber

Cultuando

Cultuando o Saber

FILME - CRÔNICA DE UM VERÃO (1961)

Direção Edgar Morin e Jean Rouch

Edgar Morin, um dos maiores intelectuais da atualidade, é um crítico da fragmentação do conhecimento. Propõe o desenvolvimento do pensamento complexo, uma reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar, capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar os desafios dos tempos atuais. Este vídeo apresenta os principais conceitos presentes no pensamento de Morin. Jean Rouch e 2004), realizador e etnólogo francês, é um dos representantes e teóricos do cinema directo. Como cineasta e etnólogo, explora o documentário puro e a docuficção, criando um subgénero: a etnoficção.

Encontre no site - www.edgarmorin.org.br

Espaço Procine Itapetininga apresenta:

CINEMA DE BORDAS NO CENTRO DECADENTE

Nessa primeira sessão escolhemos dois curtas de animação premiadíssimos, um experimental do leste Europeu e um Brasileiro. São duas técnicas diferentes de abordagem que deixarão vocês com lágrimas nos olhos e admirados. Após as exibições haverá debates e explicações das técnicas envolvidas.

Lembrando que os filmes só serão revelados no começo da sessão. Tempo total dos filmes: 20 min.

Dia 05 (segunda feira) 20:30

Categoria: Cinema

MACUNAÍMA

Com uma narrativa de caráter mítico, em que os acontecimentos não seguem as convenções realistas, a obra procura fazer um retrato do povo brasileiro, por meio do “herói sem caráter”.

TRECHO... Macunaíma nasce à margem do Uraricoera na Floresta Amazônica e já manifesta uma de suas características mais fortes: a preguiça. Desde pequeno ele busca prazeres amorosos com a mulher de seu irmão Jiguê. Em uma de suas “brincadeiras” amorosas, Macunaíma se transforma em um príncipe lindo.

DICA INFANTIL

LIVRO: HISTÓRIAS DE TIA NASTACIA

São mais de 30 contos e historias protagonizadas pela Tia Anastácia, todas girando ao redor das coisas e personagens do sitio do pica-pau amarelo.

TRECHO...Houve um rei que tinha um filho de dezoito anos. "Meu filho, disse a rainha, é tempo de eu ler a tua sina" e leu a sina do moço. Oh, bem triste! O moço tinha a sina de morrer enforcado. A rainha caiu numa grande tristeza, mas nada contou ao filho. "Que abatimento é esse, minha mãe ?" perguntava ele, e a rainha suspirava. Mas tanto ele insistiu com sua mãe para que lhe contasse a causa da tristeza, que ela contou...