Educação - Segunda-feira, 29 de Julho de 2013

Pacto reafirma conceitos da educação Básica

PNAIC

Pacto reafirma conceitos da educação Básica

Os resultados das provas do Saresp e da Prova Brasil, aplicadas nos 3⁰ e 5⁰ anos do ensino fundamental, apontaram que o rendimento do aluno diminuiu nos últimos anos. Embora, algumas salas tenham apresentado bons resultados, houve um aumento no índice de crianças não alfabetizadas.

No geral essas provas indicam que há uma deficiência na aprendizagem em todo o pais, portanto, o Governo Federal criou o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, que oferece capacitação e material tanto para o professor, quanto para o aluno. O objetivo do pacto é que toda criança saiba ler, escrever, interpretar um texto simples, somar, subtrair e ter noções de multiplicar e dividir até os oito anos de idade.

O nosso município aderiu a esse pacto em 2012, desde então o professor e o aluno estão trabalhando com 3 apostilas diferentes, dispersando a programação dos conteúdos e sobrecarregando o professor, que participa de capacitações para cada um desses materiais, e o aluno que faz provas de diversas matérias e provas do Saresp e a Prova Brasil.

Portanto, optamos por utilizar somente a apostila do Pacto, que é distribuída pelo Governo Federal gratuitamente e que possibilitará o direcionamento dos esforços para cumprirmos o objetivo do pacto. Os demais conteúdos continuarão a ser trabalhados, porém, sempre com enfoque na alfabetização. Assim, esperamos melhorar os indicadores e a qualidade do ensino destinada aos nossos alunos.