Cultura - Quinta-feira, 01 de Março de 2018

Circuito Cultural Paulista começa com a peça infantil “Cuidado com a Cuca”, dia 10

Na EMEF “Professora Maria Aparecida Silva Brisolla Franci”, na Chapadinha

A Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria da Educação, decidiu inovar este ano ao direcionar as apresentações artísticas do Circuito Cultural Paulista para os bairros mais afastados. As apresentações deverão ser realizadas entre os meses de março e novembro, sempre de forma gratuita e aberta a toda a população.

O primeiro bairro a receber o Circuito Cultural Paulista será a Chapadinha, com a peça infantil “Cuidado com a Cuca”, da Cia Apocalíptica. O espetáculo será realizado no sábado, dia 10 de março, às 15h, na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Maria Aparecida Silva Brisolla Franci”, localizada na Estrada Municipal José Corrêa de Moraes, 266.

Sobre o espetáculo:

O espetáculo “Cuidado com a Cuca” foi criado para o projeto Sorriso é Coisa Séria, do SESC Rio Preto, e estreou em setembro de 2016. Acumulando cerca de 100 apresentações para um público maior que 25.000 crianças, o espetáculo também realizou o mesmo projeto para o SESC Catanduva.

O tema base é o Folclore brasileiro, a boa alimentação e a correta higiene bucal, no entanto, também aborda como temas secundários: desmatamento, trabalho em equipe e cultura indígena. Como complementos lúdicos ainda são utilizados música ao vivo e bonecos.

A história do espetáculo se passa numa floresta onde os animais, a flora, os índios e os seres fantásticos do Folclore viviam em perfeita harmonia. Com o passar dos anos, as árvores foram desaparecendo e só seus tocos foram sobrando, a modernidade aos poucos foi tomando conta desta floresta. Com a chegada de outras culturas todo o meio ambiente alí instaurado se desestruturou.

Sinopse:

Quando a floresta começou a ser derrubada e o “moderno” começou a ocupar todos os espaços, alguns seres do folclore se mantiveram em suas raízes, outros abraçaram o novo e mudaram totalmente seu jeito de viver. A Cuca foi um deles e, quando ela começa a desenvolver algumas doenças bucais (por conta da sua nova alimentação), sua magia fica completamente descontrolada e acaba modificando toda a estrutura da floresta. Agora os irmãos Curupira e Caipora, que são os defensores da mata, terão que leva-la até o deus Tupã para ver se ele volta tudo ao normal e durante a jornada eles vão ensinando a Cuca a como não deixar isso acontecer de novo.