Administração - Segunda-feira, 30 de Outubro de 2017

Projeto de lei de readequação social da cobrança da taxa de lixo enviado à Câmara

21 mil imóveis serão beneficiados com a readequação social da taxa de lixo

Mais de 21 mil imóveis de Itapetininga serão beneficiados com a readequação social da taxa de lixo. Com o Projeto de Lei Complementar, o valor passa a ser cobrado por metro quadrado de área construída e não mais pela testada da casa (metragem da frente). Por exemplo: Atualmente, uma casa de 50 m² paga em média R$ 120,00 por ano. Com a readequação, todo imóvel residencial de até 100 m², passará a pagar R$ 67,50. Outro exemplo são os moradores de edifícios com apartamentos, que também têm o valor cobrado pelo tamanho da testada. Agora, eles passarão a pagar por metro de área edificada.

Com essa readequação social, vamos fazer com que cada residência, comércio e indústria paguem o que realmente gastam com o lixo produzido, tornando a cobrança mais justa.

Atualmente, Itapetininga conta com 19.671 residências de até 100m². Desse número, 11.225 imóveis terão redução do valor da taxa e 5.721 permanecerão com o mesmo valor cobrado. Residências com metragens superiores a essa, também terão valores reduzidos com a readequação. São 3.320 imóveis beneficiados.

Dos 7.191 terrenos com até 225m², 5.222 terão redução de valor e outros 1.186 terão o valor da cobrança mantido. Outros 1.947 proprietários de terrenos com metragens superiores também terão redução na taxa.

Comércios e indústrias com mais de 800 m² terão reajuste proporcional à área construída.