Saúde - Quarta-feira, 11 de Outubro de 2017

Unidades de Saúde e ações no centro de Itapetininga mobilizam população para o “Outubro Rosa” e “Dia das Crianças”

Programação para o mês de outubro em Itapetininga está repleta de atividades

A programação para o mês de outubro em Itapetininga está repleta de atividades. Para celebrar a luta contra o câncer de mama durante as ações do “Outubro Rosa” e comemorar a semana do Dia das Crianças, a Unidade de Saúde da Família “Maria Ravacci de Oliveira”, no Jardim Fogaça e Unidade Básica de Saúde “Wilson Antunes de Brito, na Vila Belo Horizonte, organizaram nesta quarta (11) um evento que combinou ações preventivas de saúde e atividades voltadas às crianças do bairro.

USF “Maria Ravacci de Oliveira” – Jardim Fogaça

O trabalho, coordenado pela responsável da unidade e Secretaria da Saúde contou, com a parceria da Secretaria de Trânsito e Cidadania, Guarda Civil Municipal, Secretaria da Cultura e Turismo e Conselho Gestor local, composto por integrantes da comunidade que de forma voluntária, se propuseram a auxiliar nas atividades.

Dezenas de crianças das EMEI Prof. Francisco Fabiano Alves e da EMEIF Profª Isolina Leonel Ferreira e moradores do bairro participaram do evento que teve distribuição de algodão doce e de brindes, aula de ritmos e atendimentos médicos preventivos como aferição de pressão arterial e Papanicolau.

De acordo com a coordenadora da unidade, a população aprovou a ação. “Foi super positivo. Nossa equipe quer repetir outras vezes ações assim”, comentou.

UBS “Wilson Antunes de Brito” – Vila Belo Horizonte

Na Unidade de Saúde da Vila Belo Horizonte as ações na área de prevenção continuam intensificadas durante este mês. Alunos da EMEIF Profª Hilda Weiss Trench e moradores do bairro e adjacências participaram de uma aula de ritmos nesta quarta-feira (11). A atividade aconteceu na quadra da escola e reuniu dezenas de participantes.

Além disso, na unidade de saúde, moradores puderam fazer testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. As mulheres também marcaram presença nos exames preventivos de Papanicolau. Neste caso, todas as mulheres que passaram pelo exame, participarão de um sorteio de uma sessão de fotos com maquiagem. O sorteio será na próxima segunda-feira (16).

Para a coordenadora da unidade, o resultado foi acima do esperado. “Todos estamos achando maravilhoso. Toda a comunidade está se envolvendo nas atividades”, destacou.

USF Miguel Ayub - Jardim Monte Santo

Já na Unidade do Jardim Monte Santo as mulheres puderam desfrutar de cuidados com a beleza, sessões de massagem e cuidados com os pés.

Centro de Itapetininga – Largo dos Amores

No centro da cidade, até o momento, foram oferecidos orientação sobre o autoexame das mamas, a importância da realização de exames de prevenção e cuidados com a saúde da mulher, testes de glicemia, aferição de pressão, orientações nutricionais, atividades físicas, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites, avaliação postural e higiene bucal.

Pelas tendas passaram mais de 1500 pessoas que receberam orientações sobre o câncer de mama e colo uterino, bem como, puderam verificar seus níveis glicêmicos e de pressão.

As atividades de saúde seguem durante todo o mês de outubro nas áreas urbana e rural do município.