Saúde - Quinta-feira, 05 de Outubro de 2017

Palestra sobre prevenção do câncer de mama fez parte do cronograma do “Outubro Rosa”

Apresentação abordou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Em comemoração ao “Outubro Rosa”, na última quarta-feira (4), a Secretaria de Saúde, por meio do DGTES (Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde), realizou uma palestra ministrada pelo médico mastologista Heleno de Souza. A palestra teve como tema a prevenção e manejo do câncer de mama aos médicos da atenção básica e ao público em geral.

A apresentação abordou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, quais as formas de tratamento e o protocolo da rede pública de saúde para manejo dos casos.

Esta palestra contou com a participação dos médicos, enfermeiros e profissionais que atuam na rede de atenção básica de saúde de Itapetininga, e também foi aberta ao público em geral. “Acreditamos que um dos fatores para a melhoria da saúde pública é o acesso à informação”, destacou a Secretária de Saúde.

A programação do “Outubro Rosa” segue esta semana, com a abertura oficial da ação no sábado (7) com a Caminhada de Conscientização sobre o Câncer de Mama. A ação terá início às 9 h.

A caminhada terá início em frente à Associação Beneficente aos Portadores de Câncer de Itapetininga, com aquecimento aos participantes oferecido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Das 9h ás 12h, barracas de orientação, conscientização do câncer de mama e colo uterino e aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, avaliação postural, orientação: higiene bucal, nutricional e atividade física bem como, orientações para prevenção de DSTs e AIDS. Essa ação também contará com a participação dos alunos da FSP – Faculdade Sudoeste Paulista com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação postural.

A programação completa do “Outubro Rosa” é extensa e pode ser conferida no site da Prefeitura.