Saúde - Quarta-feira, 04 de Outubro de 2017

Paço Municipal e espaços públicos recebem iluminação especial em referência ao “Outubro Rosa”

Outros pontos da cidade irão receber a iluminação cor-de-rosa

O Paço Municipal “Joaquim Aleixo Machado” recebeu uma iluminação especial para incentivar o movimento internacional “Outubro Rosa”, que alerta as mulheres sobre a importância do diagnóstico do câncer de mama. O nome faz referência à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra a doença. Outros pontos da cidade irão receber a iluminação cor-de-rosa.

A nova iluminação será ativada todas as noites até o fim do mês. O funcionalismo público também está usando um laço rosa preso à roupa para marcar a data.

A abertura oficial do “Outubro Rosa” está marcada para este sábado, dia 7, às 9h, com a Caminhada de Conscientização sobre o Câncer de Mama. A ação terá início em frente à Associação Beneficente aos Portadores de Câncer de Itapetininga, com aquecimento aos participantes oferecido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e encerra com uma aula de ritmos.

As Secretarias da Saúde, de Esporte, Lazer e Juventude, de Cultura e Turismo, Secretaria da Promoção Social e Fundo Social de Solidariedade, numa parceria com a Associação Beneficente aos Portadores do Câncer em Itapetininga – ABPCI e com a FSP – Faculdade Sudoeste Paulista, elaboraram um cronograma diversificado para celebrar a data no município. A programação completa está disponível no site.

O “Outubro Rosa” surgiu no início da década de 1990 nos Estados Unidos. A campanha ganhou destaque e passou a ser comemorada em diversos lugares ao redor do mundo, com o objetivo de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao câncer de mama.