Saúde - Terça-feira, 03 de Outubro de 2017

Caminhada de conscientização do “Outubro Rosa” será no próximo sábado (7)

Confira a programação completa de sábado

Caminhada de conscientização do “Outubro Rosa” será no próximo sábado (7)

Enquanto, diante da correria cotidiana, poucas pessoas se atentam aos riscos do câncer de mama, Itapetininga se prepara para a programação das ações do “Outubro Rosa”, com atividades variadas, tanto na área urbana, como rural.

Pensando numa abordagem ampla, com participação de homens e mulheres, as Secretarias da Saúde, de Esporte, Lazer e Juventude, de Cultura e Turismo, Secretaria da Promoção Social e Fundo Social de Solidariedade, numa parceria com a Associação Beneficente aos Portadores do Câncer em Itapetininga – ABPCI e com a FSP – Faculdade Sudoeste Paulista, elaboraram um cronograma diversificado para celebrar a data no município.

É importante lembrar que, embora a grande maioria da população desconheça, o câncer de mama não é uma doença exclusiva do público feminino. Segundo dados de 2013 do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o Brasil registrou 14.388 mortes decorrentes do câncer de mama, sendo 14.206 em mulheres e 181, em homens.

De acordo com a Secretária da Promoção Social, os colaboradores da pasta e da Coordenaria da Mulher, estão engajados para que o evento do próximo sábado (7). “Entregamos convites para os comerciantes da área central falando da importância da campanha e também explicando que as orientações serão passadas no Largo dos Amores. Os comerciantes aprovaram a campanha e apoiam”, disse.

Com relação a saúde da mulher, neste ano, a Secretaria da Saúde fez uma parceria com o Estado e trouxe a Itapetininga a Carreta da Mamografia “Mulheres de Peito”. Foram quase 1.500 atendimentos.

Dia 07/10 (sábado) – Abertura Oficial

Às 9 h – Saída rua Cap. José Leme, 535 - centro

Caminhada pela Conscientização com concentração e início em frente à Associação Beneficente aos Portadores de Câncer de Itapetininga com aquecimento aos participantes oferecido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Saída da rua Cap. José Leme, seguindo pelas ruas Virgílio de Rezende, Campos Salles, Dr. Júlio Prestes e término no Largo dos Amores com aula de ritmos. Esta ação conta com a parceria de um clube particular por meio do professor Fernando Silva, que estará fazendo as inscrições. Para se inscrever basta levar dois litros de leite e trocar por uma camiseta do evento. O clube fica à rua Júlio Prestes, 752, centro.

Das 9 às 12 h – Largo dos Amores (em frente ao Centro Cultural “Brasílio Ayres de Aguirre”)

Barracas de orientação, conscientização do câncer de mama e colo uterino e aferição de pressão arterial, testes de Glicemia Capilar, avaliação postural, orientação: higiene bucal, nutricional e atividade física bem como, orientações para prevenção de DSTs e AIDS.

Essa ação também contará com a participação dos alunos da FSP – Faculdade Sudoeste Paulista com testes de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação postural.