.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Todos os setores terão suas lixeiras identificadas com etiquetas de “reciclável” e “orgânico”
Pela primeira vez o prédio do Paço Municipal “Joaquim Aleixo Machado” vai fazer a separação dos resíduos sólidos para coletiva seletiva. A ação sustentável é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente. A separação dos materiais recicláveis e orgânicos terá início a partir desta quinta-feira (14), após uma reunião com todas as colaboradoras do setor da limpeza. O projeto piloto está sendo implantado no Paço para depois ser levado a todos os outros órgãos municipais.
Para o Secretário de Meio Ambiente, a conscientização por meio da educação ambiental é importante. “As pessoas precisam reconhecer que é necessário fazer o descarte correto do resíduo em seu dia a dia. É uma atitude simples que contribui com o meio ambiente”, ressaltou.
Dessa forma, a partir desta quarta, todos os setores do Paço Municipal terão suas lixeiras identificadas com etiquetas de “reciclável” e “orgânico”. Para recolher o resíduo reciclável, a Cooperita (Cooperativa de Reciclagem de Itapetininga) vai passar todas as segundas e quartas-feiras no Paço para fazer a coleta. Já o orgânico será coletado pelo Departamento Urbano de Serviço Público - DUSP.
Os materiais orgânicos estão divididos em duas classes: “úmidos” e “secos”. Exemplos de orgânicos úmidos são borra de café e restos de alimentos em geral. Esses resíduos serão transformados em compostagem e utilizados pela municipalidade. Já os orgânicos secos serão encaminhados para o transbordo, que dará a destinação correta.
Já os materiais reciclados são papéis, copos descartáveis, papelão, jornais, revistas, entre outros, que serão recolhidos pela Cooperita, que fará a seleção e ficará responsável pela sua reciclagem.
“Esse projeto vai ajudar muito. Além de diminuir o volume do lixo diário do prédio, vai colaborar com o meio ambiente. Vamos colaborar”, disse a colaboradora, Ilza de Oliveira Gomes Seabra.