Saúde - Terça-feira, 12 de Setembro de 2017

Arrastões contra o Aedes Aegypti continuam neste fim de semana

Ações tiveram início em agosto e seguem até o fim do ano

Arrastões contra o Aedes Aegypti continuam neste fim de semana

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria da Saúde, continua com os arrastões de conscientização e limpeza. As ações tiveram início em agosto e seguem até o fim do ano. Os arrastões contam com a parceria das Secretarias de Obras e Serviços, Meio Ambiente, Educação, Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, além do apoio da Guarda Civil Municipal.

O objetivo é prevenir a proliferação de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Durante a ação neste fim de semana, seis equipes do Controle de Vetores estarão realizando um trabalho coordenado na vila Santana com o apoio das secretarias municipais, retirando materiais considerados inservíveis que os moradores devem deixar em frente às suas residências no sábado (16).

Participam dos arrastões aproximadamente 80 profissionais, entre eles agentes, supervisores, motoristas e coordenadores que percorrem todos os bairros do município, de acordo com um cronograma elaborado pelas equipes.

Neste ano, de acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itapetininga, mais de 40 mil residências já foram visitadas por meio do trabalho contínuo das equipes. Graças a esse trabalho permanente, neste ano, a cidade registrou apenas 1 caso de dengue, contrastando positivamente com os 34 casos registrados em 2016. Também com relação à febre chikungunya, a redução foi de 100%, passando de 2 casos registrados em 2016 para 1 caso neste ano. Já com relação ao zika vírus, nenhum caso foi registrado.

Dias: 16 e 17 de setembro

Local: Vila Santana