Promoção Social - Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Programa “Apadrinhamento Solidário” tem seu lançamento dia 23

Proposta é apresentar os três tipos possíveis de apadrinhamento

Programa “Apadrinhamento Solidário” tem seu lançamento dia 23

Com foco na convivência familiar, a Vara da Infância e Juventude de Itapetininga, com a parceria e apoio da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria da Promoção Social, lançam na próxima quarta-feira (23), às 11h, no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, o programa “Apadrinhamento Solidário” em Itapetininga.

Com o objetivo de proporcionar a convivência familiar, apoio financeiro e de recursos a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e com poucas perspectivas de retorno à família de origem ou adoção, a proposta é apresentar os três tipos possíveis de apadrinhamento: o afetivo, quando os padrinhos mantêm contato com o apadrinhado fora dos locais de acolhimento sem a guarda da crianças ou adolescente, o financeiro, quando há contribuição para atender as necessidades do apadrinhado sem, necessariamente, criar vínculos afetivos e o de Serviços, quando o padrinho habitualmente realiza serviços na instituição ou fora dela, voltados às necessidades das crianças e adolescentes.

Para ser um “Padrinho Solidário”, em qualquer uma das modalidades, é necessário que o interessado tenha a idade mínima de 18 anos, e que preencha uma ficha cadastral fornecida pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS ou das Instituições de Acolhimento.

Os órgãos habilitados para solicitações de ficha cadastrais e informações são:

CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social

Rua João Evangelista, 416 – centro – Tel: (15) 3275-4381 / 3272-2679

Casa da Criança – Rua Francisco Corrêa da Silva, 954 – Vila Rubens – Tel: (15) 3275-8310

GAADI – Grupo de Apoio à Adoção de Itapetininga

Av. Padre Antonio Brunetti, 1124 – Vila Rio Branco – Tel: (15) 3271-9049

Instituição Nosso Lar – Rua João Marcondes, 81 – Vila São Gonçalo – Tel: (15) 3271-1356 / 3275-3366

SEMEIA – Serviço Municipal Emergencial para Infância e Juventude

Estrada Municipal Vicente Rodrigues Furtado, 1346 – Vila Belo Horizonte – Tel: (15) 3271-7718

Os interessados deverão participar de encontros preparatórios de sensibilização e orientação, além de passar por avaliações técnicas realizadas por profissionais capacitados, entre outros requisitos exigidos pelo programa.