Saúde - Quarta-feira, 02 de Agosto de 2017

Semana Mundial do Aleitamento Materno

“Trabalhar juntos para o bem comum” é o tema da campanha

Semana Mundial do Aleitamento Materno

“Trabalhar juntos para o bem comum”. Este é o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2017, que está sendo realizada nesta primeira semana de agosto. Em Itapetininga, para comemorar a data, uma equipe de profissionais estará percorrendo as Unidades de Saúde para orientar as mães sobre a importância do aleitamento materno, forma adequada de amamentar e esclarecendo as dúvidas (verifique abaixo a data e horário que a equipe estará em sua unidade).

A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno. As atividades da Semana do Aleitamento Materno, em nível global, mostram a importância da sociedade, dos profissionais da saúde, de trabalhar juntos para identificar o que funciona e superar os desafios comuns na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A Semana Mundial da Amamentação é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que trazem para a sociedade e o País. A SMAM também contribui significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhoria da saúde da população infantil e materna.

Por que é tão importante amamentar?

Na amamentação, o bebê recebe os anticorpos da mãe para proteção contra diversas doenças tais como diarreia e infecções, estando as respiratórias entre as principais.

O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes e bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

A equipe estará nas unidades nos seguintes dias e horários:

02/08 - ESF Jardim Fogaça (13h)

03/08 - ESF Monte Santo (9h)

ESF Vila Santana (14h)

07/08 - UBS Rio Branco (10h)

08/08 - UBS Vila Belo Horizonte (8h)

09/08 - UBS Jardim Bela Vista (8h30)

10/08 – UBS Vila Rio Branco (14h)