Saúde - Quarta-feira, 21 de Junho de 2017

Projeto Samuzinho mobiliza crianças em ação durante feira-livre

Além das informações de primeiros socorros, mais de 150 pessoas também receberam orientações preventivas

Projeto Samuzinho mobiliza crianças em ação durante feira-livre

Todos sabem que a prevenção é sempre o melhor remédio e que as crianças são as principais responsáveis pela propagação de conhecimentos e de práticas preventivas.

Pensando nisso, o Núcleo de Educação de Urgências e Coordenação do SAMU Itapetininga, realizou durante a feira-livre da avenida Peixoto Gomide, o Projeto Samuzinho, referência em diversos municípios como uma das formas mais promissoras no aprendizado de primeiros socorros a crianças e adolescentes.

O Projeto criado pelo Governo Federal em 2007 é reconhecido por seu caráter educativo em diversos municípios de todo país. Seu principal objetivo é informar as crianças em idades escolares a respeito das funções e da importância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) à sociedade, além de orientar em como agir em situações de risco e quando acionar o serviço 192.

Sob o constante acompanhamento de monitores, as crianças puderam aprender, na prática, técnicas como ventilação mecânica e manobras como desengasgamento, fundamentais em situações de emergência.

“É muito importante que as crianças saibam como agir em situações de emergência. Nem sempre um adulto está por perto e o socorro imediato, com as técnicas adequadas, pode salvar vidas”, comentou o empresário Clóvis Cardoso, enquanto observava a atuação dos pequenos.

No mesmo dia, paralelamente às ações do Projeto Samuzinho, técnicos do SAMU também ofereceram à população orientações preventivas com relação à saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

No total, 176 pessoas foram atendidas, sendo que 26 homens e 15 mulheres apresentaram alterações de seus quadros. Neste caso, os pacientes foram encaminhados às unidades de saúde de seus respectivos bairros para avaliação complementar. A intenção é realizar a ação no mês que vem e a ideia, segundo a organização, é de que seja feita periodicamente.