O samba, a memória e a dança contemporânea se encontram no palco do Auditório Municipal Alcides Rossi em uma noite especial promovida pela Identidade Cia de Dança. Com entrada gratuita, nos dias 30 de maio e 06 de junho, às 19h30, o público poderá assistir a dois espetáculos que atravessam a cultura brasileira por meio da expressão corporal e da ancestralidade.
A estreia da noite é “Quatro Paredes”, novo trabalho da companhia que mergulha nas raízes do samba para construir uma narrativa poética entre música e movimento.
Entre quatro paredes, o samba ecoa. Nascido do encontro de ritmos africanos e brasileiros, ele atravessou o tempo: desde “Pelo Telefone”, gravado por Donga em 1916, até os dias atuais.
No palco, a dança contemporânea dialoga com a obra de Noel Rosa, Cartola, Pixinguinha, Ataulfo Alves e outros grandes nomes da música brasileira. “É corpo que batuca a tristeza, derruba muros e fala de amor”, define a proposta da montagem.
A noite também marca o retorno de “Caminho das Tranças”, primeiro espetáculo da companhia, criado em 2021. A obra propõe uma reflexão sobre liberdade, identidade e resistência do povo negro no Brasil, trazendo para a dança histórias frequentemente silenciadas e reafirmando a potência da arte como instrumento de memória e expressão.
Reconhecida como o primeiro corpo de baile formado integralmente por bailarinos negros do interior paulista, a Identidade Cia de Dança nasceu em Itapetininga e, há cinco anos, desenvolve um trabalho voltado à representatividade, à valorização da cultura negra.
Com este trabalho, a companhia presenteia Itapetininga com duas noites gratuitas de espetáculo, promovendo o acesso à arte e reafirmando seu compromisso com a democratização da cultura. Recomenda-se chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência.
QUATRO PAREDES
Coreografias: Arilton Assunção e Dhaviany Bonfim
Elenco: Julia Villar, Juliana Bueno, Keila Costa, Lucy Villar, Luiz Eduardo Almeida, Severino João, Talita Estanislau e Vitória Oliveira
Direção Artística: Carlos Oliveira
Direção Geral: Lucy Villar
Apoio: Espaço de Dança Soraya Adas e Carlos Oliveira Figurinos
SERVIÇO
Duplo espetáculo: “Quatro Paredes” e “Caminho das Tranças”
Datas: 30 de maio e 06 de junho
Horário: 19h30
Local: Auditório Municipal Alcides Rossi
Endereço: Praça dos Três Poderes, Centro – Itapetininga/SP
Entrada gratuita
Mais informações: Instagram @ciaidentidade