.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
BANDEIRA: LEI Nº 769, DE 7 DE JULHO DE 19 61. A bandeira do Município de Itapetininga é composta de quatro faixas , sendo uma verde , uma amarela , uma preta e uma branca , havendo em seu lado esquerdo , na parte superior , o escudo do Município com seis estrelas azuis. (NR dada pela Lei 27 de agosto de 1980 .) As cores preta e branca representam o Estado São Paulo; as cores verde e amarela simbolizam a União , o escudo representa o Município de Itapetininga, as seis estrelas azuis representam os Distritos de Varginha, Conceição, Morro do Alto, Tupi, Rechã e Gramadinho. (NR dada pela Lei nº 4.023, de 15 de abril de 1997 .)
BRASÃO: LEI Nº 1.118, DE 26 DE OUTUBRO DE 1964. Foi instituído e aprovado o Brasão de Armas do Município de Itapetininga, cuja Heráldic do brasão tem a seguinte discrição: O escudo em formato português é subdividido em quatro partes.
Primeiro Campo - Sobre fundo de prata, um gibão (vestimenta antiga) em sua cor natural, um machado e uma arma em ouro, simbolizando a descendência de Sorocaba. Abaixo do gibão, duas faixas brancas onduladas, representando os dois ribeirões que banham a colina onde nasceu o arraial.
Segundo Campo - Um brasão de armas do tempo do Império de Portugal, subdividido em quatro campos, com dois leopardos vermelhos em campos de prata e nos campos de arminho branco e hermelin preto, representado por cinco pontas pel preta. Os campos alternados. A prata, significa a cor dos metais, armas e nobreza e o vermelho (goles) a cor das lutas e das vitórias e o arminho a nobiliarquia.
Terceiro Campo - Uma colina verde, cor das matas, das florestas e azul, cor do firmamento. Uma estrela em ouro símbolo de Itapetininga organizada independentemente.
Quarto Campo - I - Sobre um fundo de prata, um livro e uma pena em ouro, símbolo da cultura, da fé, da esperança e da prosperidade; II - Encimado por coroa de prata com quatro torres e quatro portas, das quais só se vêem duas meias e uma no centro, simbolizando, ordem, paz, segurança e autonomia. A simetria indica equilíbrio e harmonia que reina entre os habitantes; III - Ornamentos laterais - duas hastes de milho, frutificadas, cruzadas abaixo do listel, significando a cultura que tem projetado o nome de Itapetininga, na comunidade bandeirante e que tem trazido riqueza a esta região; ambas em sua cor natural; e IV - Listel vermelho, cor da luta e da vitória. Em letras de prata, a legenda: Itapetininga.