Fundo Social de Solidariedade - Quarta-feira, 08 de Maio de 2024

Mobilização histórica em Itapetininga envia 80 toneladas em donativos para vítimas das enchentes em Novo Hamburgo, no RS

Doações seguem até sábado (11) com foco em água mineral, produtos de limpeza e de higiene pessoal

O relógio marcava 17h10 desta quarta-feira (08) quando o comboio com duas carretas e aproximadamente 80 toneladas de donativos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul partiu do Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga com destino ao município de Novo Hamburgo, localizado na região do Vale dos Sinos, no estado gaúcho. Essa foi a primeira remessa de doações à cidade castigada pelas fortes chuvas. Uma segunda entrega de donativos está prevista para o próximo segunda-feira (13).

Uma gigantesca força-tarefa foi montada desde o último sábado (04), em uma mobilização histórica, com a Campanha “SOS Rio Grande do Sul”, uma iniciativa da Prefeitura de Itapetininga, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e com adesão maciça em doações da população itapetiningana e da região, de voluntários, empresários, grupos religiosos, associações e entidades entre muitos outros.

Na última segunda-feira (06), a Prefeitura de Itapetininga já havia anunciado que a cidade que seria atendida com os donativos recebidos na ação SOS Rio Grande do Sul seria Novo Hamburgo. A escolha foi feita após o chefe do Executivo conversar com a prefeita do município gaúcho, Fátima Cristina Caxinhas, que descreveu em detalhes, a situação precária da cidade e da população após serem fortemente afetadas pelas chuvas.

Em uma mobilização histórica, uma corrente-humana com aproximadamente 250 voluntários se formou desde as primeiras horas do dia para carregar as duas carretas estacionadas em frente ao FSS, cedidas pela TR Guareí, transportadora que, sensibilizada pela ação, gentilmente se voluntariou para o transporte dos donativos a Novo Hamburgo.

Alunos da Guarda Civil Municipal, colaboradores do Fundo Social e de todas as secretarias municipais, moradores de Itapetininga e pessoas que passavam pelo local se uniram com o propósito de amenizar a dor dos milhares de moradores de Novo Hamburgo afetados pelas fortes chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul.

Água potável, alimentos, cobertores, roupas, produtos de higiene pessoal e de limpeza e ração para cães e gatos estavam entre os itens embarcados de mão em mão, cuidadosamente acondicionados nos veículos para uma viagem com trajeto de mais de 1.100 km até o destino final.

A aposentada Alzira Bicudo de Almeida, 75 anos, acompanhava o trabalho dos voluntários com os olhos marejados após fazer sua contribuição à campanha.

“Eu doei uma caixa com 12 litros de leite. Quando vejo o que está acontecendo lá no Sul pela televisão, me corta o coração. Se pudesse faria ainda mais, mas sei que minha doação vai ajudar aquele povo que está sofrendo tanto”, disse emocionada.

Antes do comboio partir com destino a Novo Hamburgo, em um momento de fé, o Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, Pe. Jean Michel de Oliveira Campos e todos os voluntários presentes, fizeram uma oração pela população vítima das enchentes no Rio Grande do Sul e abençoaram as doações e os motoristas dos veículos que partiram rumo a Novo Hamburgo.

Doações para Novo Hamburgo continuam

O Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga irá receber, até o próximo sábado (11), as doações para a cidade de Novo Hamburgo. Uma segunda remessa de donativos ao município gaúcho deverá ser enviada na próxima segunda-feira (13).

Para isso, o Fundo Social estará aberto nesta quinta (09) e sexta-feira (10), até às 22 horas para a entrega dos donativos e no sábado (11), até às 18 horas. Na segunda-feira (13), está prevista a saída para a entrega das doações.

Nesta segunda etapa, o foco das doações será água mineral, produtos de limpeza e de higiene pessoal, principais necessidades da população de Novo Hamburgo.